sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Sepher Yetzirah o Livro da Criação


Livro da Criação escrito por Abraão é um tratado filosófico, talvez o mais antigo (existente) em hebraico, Sefer Yetzirah (ספר יצירה).
O livro é uma característica de autores semíticos.

Um acima de três, três acima de sete e sete acima de doze, e todos estão ligados entre si e um com o outro. (Sepher Yetzirah, Sanh 6, 3).

Na véspera de todos os sábados, os discípulos de Judá ha-Nasi, Rabanina e Rab Hoshaiah, que se dedicavam especialmente à cosmogonia, costumavam criar um bezerro de três anos por meio do Sefer Yeẓirah e comiam-o no sábado (Sanh. 65b, 67b).

O último Sefer Yeẓirah é dedicado a especulações sobre Deus e os anjos até a Abraão.


As doze letras simples criaram os doze signos do zodíaco, cuja relação com a terra é sempre simples ou estável; e para eles pertencem os doze meses no tempo, e os doze líderes (מנהינים) no homem. Os últimos são aqueles órgãos que desempenham funções no corpo independentemente do mundo exterior, sendo as mãos, os pés, os rins, a bílis, os intestinos, o estômago, o fígado, o pâncreas e o baço; e estão, portanto, sujeitos aos doze signos do zodíaco.

Em sua relação com a construção do cosmos, a matéria consiste nos três elementos primordiais, que, no entanto, não estão quimicamente conectados entre si, mas modificam-se apenas fisicamente. O poder (δύναμις) emana dos sete e dos doze corpos celestes, ou, em outras palavras, dos planetas e dos signos do zodíaco. O dragão (תלי) domina o mundo (a matéria e os corpos celestes); a esfera (גלגל) rege o tempo; e o coração domina o corpo humano.



1. As letras simples são doze, a saber: Ele, Vau, Zain, Heth, Teth, Yod, Lamed, Nun, Samech, Oin, Tzaddi e Quoph; elas representam as propriedades fundamentais, oito, audição, olfato, fala, desejo por comida, apetite sexual, movimento, raiva, alegria, pensamento, sono e trabalho. Elas simbolizam também doze direções no espaço: nordeste, sudeste, leste acima, leste abaixo, noroeste, sudoeste, oeste acima, oeste abaixo, sul superior, sul mais baixo, norte superior, norte mais baixo. Estes divergem para toda a eternidade, e como os braços do universo.



2. Estas doze letras, ele projetou, formou, combinou, pesou, e mudou, e criou com eles as doze divisões dos céus (ou seja, as constelações zodiacais), os doze meses do ano, e os doze órgãos importantes do moldura do homem, ou seja, as mãos direita e esquerda, os pés direito e esquerdo, dois rins, o fígado, o fel, o baço, os intestinos, o esófago e o estômago.



3. Três mães, sete dobras e doze simples, estas são as vinte e duas letras com as quais IHVH Tetragrammaton, que é o nosso Senhor dos Exércitos, exaltado, e existiu nos séculos, cujo nome é Santo, criou três pais, fogo e espírito e água, progredindo além deles, sete céus com seus exércitos de anjos; e doze limites do universo. Sepher Yetzirah, Sanh 6.
 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site 8rei.

Será feita moderação em casos de desrespeito, xingamentos, palavrões, propagandas sem autorização (spam).