Primeiro selo
Os primeiros anos da igreja.
E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos
quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.
E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado
sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para
vencer. Apocalipse 6:1-2.
Nota: A época dos santos apóstolos (século I) coincide com a igreja de
Éfeso. Eles receberam a doutrina pura da Bíblia para a pregar (São Marcos
16:10-16). Enfrentaram muitas lutas (Atos 4:1-3, 18-20, 24-30; 5:17-20, 26-29;
6:8; 7:60) mas não permitiram que a doutrina fosse maculada. Houve também
grandes vitórias para Cristo: 3.000 conversos no Pentecostes; poucos dias
depois já havia 5.000; a conversão de Saulo e o evangelho a todo o mundo
conhecido (Colossenses 1:6, 23).
Segundo selo
Fim do século I, até o ano 313.
Então
saiu outro
cavalo; e este era vermelho. Seu cavaleiro recebeu poder
para tirar a paz da terra e fazer que os homens se matassem uns aos outros. E
lhe foi dada uma grande espada.” Apocalipse 6:3-4.
Nota: A cor vermelha e os símbolos deste selo falam indiscutivelmente
de derramamento de sangue. É o período das dez perseguições(ver perseguições)
gerais executadas pelo império romano contra os cristãos que preferiam morrer a
renunciar à fiel obediência aos princípios bíblicos. Este selo começa com a
morte do último apóstolo (São João, fim do século I) e chega até o ano 313,
quando Constantino assina em Milão o Édito de Tolerância. Coincide com o
período da igreja de Esmirna.
As sete igrejas
citadas são:
Que
dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês,
escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a
Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
Apocalipse 1:11
Éfeso (Apocalipse
2:1-7);
Esmirna (Apocalipse
2:8-11);
Pérgamo (Apocalipse
2:12-17);
Tiatira (Apocalipse
2:18-29);
Sardes (Apocalipse
3:1-6);
Filadélfia
(Apocalipse 3:7-13);
Laodiceia (Apocalipse 3:14-22);
Perseguições:
A
primeira tomada de posição do Estado Romano contra a igreja remonta ao
imperador Cláudio (41-54 d.C).
A primeira perseguição contra a Igreja deu-se no ano 67 d.C,
sob o domínio de Nero;
A Segunda Perseguição sob Domiciano, em 81 d.C.;
A Terceira Perseguição sob Trajano, em 108 d.C.;
A Quarta Perseguição sob Marco Aurélio, em 162 d.C.;
A Quinta Perseguição sob Severo, em 192 d.C.;
A Sexta Perseguição sob Maino, em 235 d.C.;
A Sétima Perseguição sob Décio, em 249 d.C;.
A Oitava Perseguição sob Valeriano, em 257 d.C.;
A Nona Perseguição sob Aureliano, em 274 d.C.;
A Décima Perseguição sob
Diocleciano, em 303 d.C.
Terceiro selo
Período
vai de 313 o Imperador de Roma, Constantino, que estava com o império em
crise, viu que uma aliança com a Igreja primitiva poderia aumentar seu poder e
decidiu fazer da igreja católica a religião oficial do império e vai até 538 quando o
Imperador Justiniano declarou o Papado o líder das Igrejas Cristãs.
E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer o terceiro animal:
Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele
estava assentado tinha uma balança em sua mão. Apocalipse
6:5
Nota: A igreja que enfrentou lutas para manter a pureza de suas
doutrinas e que viu ser derramado o sangue de seus membros por não renunciar a
fidelidade, agora é representada pelo preto, antítese do branco. A negrura
muitas vezes representa na Santa Bíblia as trevas morais, o pecado, a
apostasia, ou o erro. Corresponde ao período que vai desde 313 a 538.
São Paulo profetizou acerca do tempo em que se mudariam as doutrinas por um
processo de paganização (Atos 20:27-31; II Tessalonicenses 2:3-6; II Timóteo
4:1-4). São Pedro também profetizou como um dia a igreja haveria de se
corromper (II São Pedro 2:1-3). A balança, o espírito de comercialização e
materialismo que penetraria na igreja. Um dinheiro era o salário de um dia de
trabalho, com o qual comprariam apenas 654 g de trigo ou menos de 2 quilos
(1.962 g) de cevada.
Quarto selo
Vai de 538 quando o
Imperador Justiniano declarou o Papado o líder das Igrejas Cristãs até 1517, começo da Reforma.
E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal,
que dizia: Vem, e vê.
E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que
estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e
foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome,
e com peste, e com as feras da terra. Apocalipse 6:7-8
Nota: A simbologia expressa a aflição espantosa da época da inquisição
predita por Jesus (São Mateus 24:21), também profetizada por Daniel (Daniel
7:21, 25; 12:7) e que será estudada em Apocalipse 13:5. Corresponde ao período
que vai de 538, quando entra em vigência o decreto de Justiniano, até 1517, o
começo da Reforma. As doutrinas puras são pisoteadas cada vez mais e os
cristãos paganizados perseguem implacavelmente o pequeno remanescente fiel à
doutrina bíblica.
Quinto selo
Vai do período de 1517 a
1755, terremoto
em Lisboa.
Quinto selo cobre o período que vai de 1517 a
1755.
No altar de bronze do
santuário do Antigo Testamento se ofereceriam os sacrifícios de animais. O
sacrifício era queimado e o sangue era derramado na base do altar (Levítico
4:7). A vida ou a alma está no sangue (Levítico 17:11; Deuteronómio 12:23).
Nota: No altar de bronze do santuário do Antigo Testamento se
ofereceriam os sacrifícios de animais. O sacrifício era queimado e o sangue era
derramado na base do altar (Levítico 4:7). A vida ou a alma está no sangue
(Levítico 17:11; Deuteronómio 12:23). O símbolo é claro: O sangue dos mártires
do pequeno remanescente fiel que não aceitou a paganização doutrinal é
derramado como um sacrifício ao pé do altar. Esse sangue simbolicamente clama a
Deus, como o fez o sangue de Abel que foi morto por seu irmão (Génesis 4:10).
As vestiduras brancas simbolizam a dignidade que lhes confere a justiça de
Cristo (Apocalipse 19:8; 3:5; 7:14). Mas, embora tivessem ganho a vitória em
Cristo, deviam descansar na tumba um pouco de tempo até que Jesus venha e lhes
dê a recompensa (Heb. 11:39, 40).
Sexto selo
Tempo do fim
E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande
tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua
tornou-se como sangue;
E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança
de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. Apocalipse 6:12,13
“Observei quando ele abriu o
sexto selo. Houve um grande terremoto. O sol ficou escuro como tecido de crina
negra, toda a lua tornou-se vermelha como sangue, e as estrelas do céu caíram
sobre a terra como figos verdes caem da figueira quando sacudidos por um vento
forte.”. Apocalipse 6:12, 13.
·
Houve um grande
terremoto: Lisboa, no dia 1º de novembro de 1755
·
O sol ficou escuro como
tecido de crina negra: 19 de maio de 1780
·
Toda a lua tornou-se
vermelha como sangue: 19 de maio de 1780
·
Queda das estrelas: 13 de novembro de 1833
Nota: O grande terramoto tem sido identificado por muitos teólogos
como o grande terramoto de Lisboa, de 1 de novembro de 1755. O escurecimento do
Sol ocorreu em 19 de maio de 1780. E a Lua se tornou como sangue na noite do
mesmo dia. A chuva de estrelas foi em 13 de novembro de 1833. Esses quatro
episódios deram origem ao tempo do fim, o qual terminará com a segunda vinda de
Cristo.
Setimo selo
Representa o advento(pré-advento, advento): vinda da Igreja do
anticristo e a de cristo.
E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os
montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os
poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas
rochas das montanhas;
E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do
rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;
Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?
Apocalipse 6:14-17
Nota: Diante da segunda vinda de Cristo, aqueles que se ampararam na
graça salvadora receberão a vida eterna, aqueles que recusaram a salvação em
Cristo terão de enfrentar as circunstâncias. Jesus disse: "Porquanto Deus
enviou o Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o
mundo fosse salvo por Ele. Quem n´Ele crê não é julgado; o que não crê já está
julgado, porquanto não crê no nome do unigénito Filho de Deus" (São João
3:17,18).
Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o
traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Apocalipse 1:7
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