domingo, 13 de maio de 2018

Os 7 selos, os 4 cavalos e os 4 cavaleiros do Apocalipse


Primeiro selo
Os primeiros anos da igreja.
E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.
E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer. Apocalipse 6:1-2.
Nota: A época dos santos apóstolos (século I) coincide com a igreja de Éfeso. Eles receberam a doutrina pura da Bíblia para a pregar (São Marcos 16:10-16). Enfrentaram muitas lutas (Atos 4:1-3, 18-20, 24-30; 5:17-20, 26-29; 6:8; 7:60) mas não permitiram que a doutrina fosse maculada. Houve também grandes vitórias para Cristo: 3.000 conversos no Pentecostes; poucos dias depois já havia 5.000; a conversão de Saulo e o evangelho a todo o mundo conhecido (Colossenses 1:6, 23).

Segundo selo
Fim do século I, até o ano 313.
Então saiu outro cavalo; e este era vermelho. Seu cavaleiro recebeu poder para tirar a paz da terra e fazer que os homens se matassem uns aos outros. E lhe foi dada uma grande espada.” Apocalipse 6:3-4.
Nota: A cor vermelha e os símbolos deste selo falam indiscutivelmente de derramamento de sangue. É o período das dez perseguições(ver perseguições) gerais executadas pelo império romano contra os cristãos que preferiam morrer a renunciar à fiel obediência aos princípios bíblicos. Este selo começa com a morte do último apóstolo (São João, fim do século I) e chega até o ano 313, quando Constantino assina em Milão o Édito de Tolerância. Coincide com o período da igreja de Esmirna. 

As sete igrejas citadas são:
Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. Apocalipse 1:11
Éfeso (Apocalipse 2:1-7);
Esmirna (Apocalipse 2:8-11);
Pérgamo (Apocalipse 2:12-17);
Tiatira (Apocalipse 2:18-29);
Sardes (Apocalipse 3:1-6);
Filadélfia (Apocalipse 3:7-13);
Laodiceia (Apocalipse 3:14-22);
Perseguições:
A primeira tomada de posição do Estado Romano contra a igreja remonta ao imperador Cláudio (41-54 d.C).
A primeira perseguição contra a Igreja deu-se no ano 67 d.C, sob o domínio de Nero;
A Segunda Perseguição sob Domiciano, em 81 d.C.;
A Terceira Perseguição sob Trajano, em 108 d.C.;
A Quarta Perseguição sob Marco Aurélio, em 162 d.C.;
A Quinta Perseguição sob Severo, em 192 d.C.;
A Sexta Perseguição sob Maino, em 235 d.C.;
A Sétima Perseguição sob Décio, em 249 d.C;.
A Oitava Perseguição sob Valeriano, em 257 d.C.;
A Nona Perseguição sob Aureliano, em 274 d.C.;
A Décima Perseguição sob Diocleciano, em 303 d.C.

Terceiro selo
Período vai de 313 o Imperador de Roma, Constantino, que estava com o império em crise, viu que uma aliança com a Igreja primitiva poderia aumentar seu poder e decidiu fazer da igreja católica a religião oficial do império e vai até 538 quando o Imperador Justiniano declarou o Papado o líder das Igrejas Cristãs.
E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer o terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança em sua mão. Apocalipse 6:5
Nota: A igreja que enfrentou lutas para manter a pureza de suas doutrinas e que viu ser derramado o sangue de seus membros por não renunciar a fidelidade, agora é representada pelo preto, antítese do branco. A negrura muitas vezes representa na Santa Bíblia as trevas morais, o pecado, a apostasia, ou o erro. Corresponde ao período que vai desde 313 a 538. São Paulo profetizou acerca do tempo em que se mudariam as doutrinas por um processo de paganização (Atos 20:27-31; II Tessalonicenses 2:3-6; II Timóteo 4:1-4). São Pedro também profetizou como um dia a igreja haveria de se corromper (II São Pedro 2:1-3). A balança, o espírito de comercialização e materialismo que penetraria na igreja. Um dinheiro era o salário de um dia de trabalho, com o qual comprariam apenas 654 g de trigo ou menos de 2 quilos (1.962 g) de cevada.

Quarto selo
Vai de 538 quando o Imperador Justiniano declarou o Papado o líder das Igrejas Cristãs até 1517, começo da Reforma.
E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê.
E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra. Apocalipse 6:7-8
Nota: A simbologia expressa a aflição espantosa da época da inquisição predita por Jesus (São Mateus 24:21), também profetizada por Daniel (Daniel 7:21, 25; 12:7) e que será estudada em Apocalipse 13:5. Corresponde ao período que vai de 538, quando entra em vigência o decreto de Justiniano, até 1517, o começo da Reforma. As doutrinas puras são pisoteadas cada vez mais e os cristãos paganizados perseguem implacavelmente o pequeno remanescente fiel à doutrina bíblica.

Quinto selo
Vai do período de 1517 a 1755, terremoto em Lisboa.
Quinto selo cobre o período que vai de 1517 a 1755.
No altar de bronze do santuário do Antigo Testamento se ofereceriam os sacrifícios de animais. O sacrifício era queimado e o sangue era derramado na base do altar (Levítico 4:7). A vida ou a alma está no sangue (Levítico 17:11; Deuteronómio 12:23).
Nota: No altar de bronze do santuário do Antigo Testamento se ofereceriam os sacrifícios de animais. O sacrifício era queimado e o sangue era derramado na base do altar (Levítico 4:7). A vida ou a alma está no sangue (Levítico 17:11; Deuteronómio 12:23). O símbolo é claro: O sangue dos mártires do pequeno remanescente fiel que não aceitou a paganização doutrinal é derramado como um sacrifício ao pé do altar. Esse sangue simbolicamente clama a Deus, como o fez o sangue de Abel que foi morto por seu irmão (Génesis 4:10). As vestiduras brancas simbolizam a dignidade que lhes confere a justiça de Cristo (Apocalipse 19:8; 3:5; 7:14). Mas, embora tivessem ganho a vitória em Cristo, deviam descansar na tumba um pouco de tempo até que Jesus venha e lhes dê a recompensa (Heb. 11:39, 40).

Sexto selo

Tempo do fim

E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;
E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. Apocalipse 6:12,13
“Observei quando ele abriu o sexto selo. Houve um grande terremoto. O sol ficou escuro como tecido de crina negra, toda a lua tornou-se vermelha como sangue, e as estrelas do céu caíram sobre a terra como figos verdes caem da figueira quando sacudidos por um vento forte.”.  Apocalipse 6:12, 13.
·        Houve um grande terremoto: Lisboa, no dia 1º de novembro de 1755
·        O sol ficou escuro como tecido de crina negra: 19 de maio de 1780
·        Toda a lua tornou-se vermelha como sangue: 19 de maio de 1780
·        Queda das estrelas: 13 de novembro de 1833
Nota: O grande terramoto tem sido identificado por muitos teólogos como o grande terramoto de Lisboa, de 1 de novembro de 1755. O escurecimento do Sol ocorreu em 19 de maio de 1780. E a Lua se tornou como sangue na noite do mesmo dia. A chuva de estrelas foi em 13 de novembro de 1833. Esses quatro episódios deram origem ao tempo do fim, o qual terminará com a segunda vinda de Cristo.

Setimo selo
Representa o advento(pré-advento, advento): vinda da Igreja do anticristo e a de cristo.
E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;
Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir? Apocalipse 6:14-17
Nota: Diante da segunda vinda de Cristo, aqueles que se ampararam na graça salvadora receberão a vida eterna, aqueles que recusaram a salvação em Cristo terão de enfrentar as circunstâncias. Jesus disse: "Porquanto Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem n´Ele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigénito Filho de Deus" (São João 3:17,18).

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Apocalipse 1:7

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